Escritas do fundo do mar

03
Abr 09
Semanas passadas da decisão, os leitores de O Leitor chegam ao fim da travessia. Os goles de sabedoria de cada um são bem vindos nesta sede de partilha. O calor que já se faz sentir não seca as gargantas da opinião.




Muito mais que uma história de ficção, este livro atravessa um período de grande realidade. Uma realidade mundial, mas muito alemã de sentir e viver. Um livro apenas sobre analfabetismo, ou uma crítica social a determinada época? Uma história de amor ou de ódio? Vidas que se cruzam e se marcam para sempre.

Muito se pode interpretar e opinar neste livro. Façam vossas as palavras de opinião e não deixem passar por vós o sangue do sentimento em veia de indiferença. Dar sangue é uma dever de todos, por isso doem as vossas impressões, opiniões, vontades e outras verdades.

P.S. - E livros... sugestões... participem na escolha do próximo para não serem sempre imposições de que se gostam ou não.

Bilhetado por Brunorix às 17:41

Demorei um bocado a comentar este livro, porque o li segunda vez. Tinha visto o filme e não consegui, da primeira vez, dissociar o livro da Kate do Ralph.
Desta segunda, já consegui,ainda que considere o livro muito visual, o que não deixa de ser engraçado porque não é extensivamente descritivo.
Sobretudo acho que é um livro de fácil leitura, bem escrito e "limpo". Consegue-se facilmente andar nos tempos da história e da História que nos lembra as consequências de uma Guerra nas diferentes gerações. Ainda que a "voz" seja a de Michael, acho que é a Hanna que tem todo o protagonismo, porque encerra em si esta dictonomia da vergonha e do que se dispõe a sofrer para que não saibam da sua vergonha,mas depois encara como natural ser SS, porque era o que era "normal". Esta quase ausencia do equacionar moral que decerto esteve presente em toda aquela geração, por oposição à punição desses actos pela geração mais nova.
E depois, claro, o amor e a sua inflência em toda a vida, como toda a influência de uma Segunda Guerra na definição do que é a Alemanha.
Pronto, gostei bastante.
Anónimo a 16 de Abril de 2009 às 00:23

Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
15
17
18

19
21
24
25

26
27
28
30


BILHETE`S DIVER
EMÍLIO DO BILHETE
bilhetedeida@gmail.com
Encontrar Bilhetes