Escritas do fundo do mar

17
Mar 09
Os leitores, membros, visitantes e amigos deste Clube são soberanos, e exerceram o seu direito de voto. Democraticamente escrevendo, e segundo 60% dessa mesma soberania, a próxima escolha recairá sobre O Leitor de Bernhard Schlink.




Sinopse:

Michael Berg, um adolescente nos anos 60, é iniciado no amor por Hanna Schmitz, uma mulher madura, bela, sensual e autoritária. Ele tem 15 anos, ela 36. Os seus encontros decorrem como um ritual: primeiro banham-se, depois ele lê, ela escuta, e finalmente fazem amor. Este período de felicidade incerta tem um fim abrupto quando Hanna desaparece de repente da vida de Michael.

Michael só a encontrará muitos anos mais tarde, envolvida num processo de acusação a ex-guardas dos campos de concentração nazis. Inicia-se então uma reflexão metódica e dolorosa sobre a legitimidade de uma geração, a braços com a vergonha, julgar a geração anterior, responsável por vários crimes.

Perturbadora meditação sobre os destinos da Alemanha, O Leitor, é desde O Perfume, o romance alemão mais aplaudido nacional e internacionalmente. Já traduzido em 39 línguas, a obra foi adaptada ao cinema, num filme nomeado para cinco Óscares. Para além disso, este romance foi galardoado em 1997 com os prémios Grinzane Cavour, Hans Fallada e Laure Bataillon. Em 1999 venceu o Prémio de Literatura do Die Welt.


Preparem os estômagos da leitura, afinem vozes de opinião, vejam o filme (antes ou depois, como preferirem porque neste caso até é muito fiel), partilhem angústias e sensações, ansiedades e outras verdades. Mas, sobretudo leiam. Leiam muito e agradeçam todos os dias não terem que atravessar o deserto do analfabetismo. E de preferência comentem.


P.S. - nas livrarias agora encontram assim...



Bilhetado por Brunorix às 17:44

Andei feita ovelha perdida do rebanho dos leitores mas com esta eleição creio q me reencontrei. Em vez de parábola de bom pastor será o regresso do bom leitor porque Bom leitor ao clube torna... não é?
f a 17 de Março de 2009 às 20:51

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.


Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
13
14


22
25
27
28

29
30


BILHETE`S DIVER
EMÍLIO DO BILHETE
bilhetedeida@gmail.com
Encontrar Bilhetes